Sobre a cidade de Lagoa Bonita do Sul

lagoa-bonita-do-sul

HISTÓRICO

Antes de 1950, mais ou menos, chamava-se Lagoa da Raia por causa de uma cancha de carreiras que existia às margens da lagoa, havia uma cancha de carreira a qual iniciava dentro da lagoa em época de seca.na propriedade do sr. Eloi de Oliveira Brito. Conta-se que a raia da cancha de carreira era ponto de encontro dos moradores das redondezas, que apreciavam corridas de cavalos. A cancha foi desativada por causa de um grave acidente e transformou-se em lavoura de arroz.

O Município de Lagoa Bonita do Sul foi emancipado do Município de Sobradinho em 16 de abril de 1996 através da Lei Estadual nº 10.758, promulgada pelo Presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Deputado José Otávio Germano. O Governador da época Antônio Britto recorreu posicionando-se contrário à emancipação e o processo Emancipatório ficou tramitando no TSE. Em 1º de outubro de 2000, após muito trabalho da Comissão de Emancipação e apoio da Comunidade foi autorizada a acontecer as primeiras Eleições Municipais.

Em 1928 a localidade de Lagoa da Raia passou a ser denominada de Lagoa Bonita. Em 1991, Lagoa Bonita era distrito de Sobradinho e por apresentar condições favoráveis de desenvolvimento cria sua primeira Comissão Emancipacionista que não teve êxito.

Mais tarde, em 1995, outra Comissão de Emancipação foi criada e conseguiu atingir seu objetivo, criar o Município de LAGOA BONITA DO SUL. É a partir de 01 de janeiro de 2001 que se instalou a primeira administração do Município tendo como Prefeito Arthur Joaquim Possebon (PDT) e Vice Prefeito José Valdemar Santana Filho (PT).

DADOS DO MUNICÍPIO

Área em Km²: 108,499 Km²
População: 2.662 habitantes (IBGE 2010)
Coordenadoria Regional de Saúde: 8ªCRS / Cachoeira do sul
Coordenadoria Regional de Educação: 6ª CRE / Santa Cruz do Sul
Região: Centro Serra
Condições de acesso ao município: Estrada 400 AM 9010 (Passa Sete até a área urbana). BR 481 (sem asfalto a Cerro Branco).
LIimites Municipais: Norte – Sobradinho e Ibarama; Sul- Cerro Branco e Candelária; Leste- Passa Sete; Oeste – Agudo.